SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Dominar, submeter-se, libertar-se: Jessica Benjamin e os laços de amorO brincar de crianças e suas famílias como alternativa de cuidado à saúde mental infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

RAVANELLO, Tiago; BEIVIDAS, Waldir  e  FARIAS, Flávia Milanez de. Bases freudianas para uma abordagem discursiva do afeto. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 705-725. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p705-725.

Neste artigo, nós nos dedicaremos a interceptar mais diretamente a relação entre afeto e linguagem nas bases do campo freudiano. Buscaremos delinear características inerentes à consideração destes e sua mútua implicação, e elencar pontos de apoio para a questão da discursivização do afeto em Freud. No entanto nosso objetivo principal não é a delimitação de uma abordagem freudiana do afeto, mas destacar bases que apontem a pertinência da retomada do conceito de afeto no interior de uma discussão rigorosa sobre a linguagem e apresentar brevemente alguns obstáculos que poderiam impossibilitar o diálogo entre a psicanálise e as teorias da linguagem. Para tanto, faremos um breve trajeto para delimitar duas possíveis maneiras de abordagem para o conceito de afeto, a "quantitativa" e a "metafórica", com base no estudo de obras freudianas e seus críticos.

Palavras-chave : Afeto; Psicanálise; Linguagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License