SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Bases freudianas para uma abordagem discursiva do afetoTransformando um mundo selvagem: ajudando crianças e famílias ante a negligência na província de Quebec, Canadá índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

BUSTAMANTE, Vania  e  OLIVEIRA, Rosângela Santos. O brincar de crianças e suas famílias como alternativa de cuidado à saúde mental infantil . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 726-743. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p726-743.

Trata-se de um relato de experiência sobre o "Brincando em Família", projeto de extensão da Universidade Federal da Bahia, que oferece atendimento psicológico em grupo e pode ser livremente frequentado por crianças e suas famílias. O projeto se sustenta na discussão sobre políticas e práticas de saúde mental infantil e na teoria psicanalítica, particularmente nas contribuições de Winnicott e na perspectiva de Holmes sobre a acolhida. Com base no relato do cuidado oferecido a alguns frequentadores, mostra-se que a acolhida a crianças e suas famílias (envolvendo a oferta de um espaço para brincar e a presença atenta da equipe) propicia avanços terapêuticos e, ao mesmo tempo, fortalece a autonomia dos sujeitos. Destaca-se o potencial do projeto na promoção da saúde e desenvolvimento infantil, detecção precoce e tratamento, recebendo encaminhamentos de diversos setores (educação, assistência social, atenção básica), tornando-se, assim, um serviço importante em uma rede de atenção psicossocial.

Palavras-chave : Infância; Saúde mental; Psicanálise; Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License