SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Children and families playing together, as alternative care for child mental healthProblematization about Unicef’s activities in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

LACHARITE, Carl. Transformando um mundo selvagem: ajudando crianças e famílias ante a negligência na província de Quebec, Canadá. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 744-760. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p744-760.

A negligência é um problema social complexo, com graves consequências para o cumprimento das necessidades de uma criança, pelos adultos que compõem a família da criança e da rede social; não somente pais, mas outros adultos que entram em contato com a criança (incluindo profissionais). Pela complexidade das relações sociais envolvidas, os sistemas de proteção da criança têm dificuldade de identificar e criar programas de atendimento. Na verdade, eles apresentam uma tendência a concentrar-se sobre as deficiências dos pais em relação à sua responsabilidade para com os seus filhos. Este artigo descreve a fundamentação teórica de um modelo ecossistêmico e de desenvolvimento que tem como base os serviços integrados de negligência infantil em Québec, no Canadá. Também descreve os componentes e atividades que visam a operacionalizar esse modelo ecossistêmico e o modelo de desenvolvimento de negligência infantil.

Keywords : Maus-tratos infantis; Desenvolvimento da criança; Relações pais-filhos; Negligência infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License