SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3O brincar de crianças e suas famílias como alternativa de cuidado à saúde mental infantilProblematizações acerca da atuação do Unicef no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

LACHARITE, Carl. Transformando um mundo selvagem: ajudando crianças e famílias ante a negligência na província de Quebec, Canadá. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 744-760. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p744-760.

A negligência é um problema social complexo, com graves consequências para o cumprimento das necessidades de uma criança, pelos adultos que compõem a família da criança e da rede social; não somente pais, mas outros adultos que entram em contato com a criança (incluindo profissionais). Pela complexidade das relações sociais envolvidas, os sistemas de proteção da criança têm dificuldade de identificar e criar programas de atendimento. Na verdade, eles apresentam uma tendência a concentrar-se sobre as deficiências dos pais em relação à sua responsabilidade para com os seus filhos. Este artigo descreve a fundamentação teórica de um modelo ecossistêmico e de desenvolvimento que tem como base os serviços integrados de negligência infantil em Québec, no Canadá. Também descreve os componentes e atividades que visam a operacionalizar esse modelo ecossistêmico e o modelo de desenvolvimento de negligência infantil.

Palavras-chave : Maus-tratos infantis; Desenvolvimento da criança; Relações pais-filhos; Negligência infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License