SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Transformando um mundo selvagem: ajudando crianças e famílias ante a negligência na província de Quebec, CanadáA mulher pescadora no cotidiano da pesca artesanal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

LEMOS, Flávia Cristina Silveira et al. Problematizações acerca da atuação do Unicef no Brasil . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 761-777. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p761-777.

A atuação de organismos internacionais, como Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e Organização das Nações Unidas, sobre a administração política dos países tem sido cada vez mais presente, no cenário transnacional, desde sua criação, no século passado. Neste artigo, propomos problematizar a atuação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com base na análise do poder de Foucault e de outros autores das Ciências Sociais, como Weber e Bourdieu. Interessa-nos, neste texto, examinar os efeitos, na família brasileira das ações desse organismo. Vale assinalar que Michel Foucault (1979; 1995) nos lembrava da dimensão de soberania jurídica do poder e da esfera de dominação, tanto em O sujeito e o poder quanto em Soberania e disciplina. Nesse aspecto, pode-se tecer uma relação entre a analítica do poder, em Foucault, com a visão de poder de Weber e de Bourdieu.

Palavras-chave : Poder; Dominação; UNICEF.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License