SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Problematizações acerca da atuação do Unicef no BrasilDo objeto parcial ao significante fálico: uma leitura lacaniana de Melanie Klein índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

GOES, Lidiane  e  CORDEIRO, Rosineide. A mulher pescadora no cotidiano da pesca artesanal . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 778-796. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p778-796.

Este artigo tem como objetivo discutir o trabalho feminino na pesca artesanal e as classificações profissionais atribuídas às mulheres em duas comunidades pesqueiras em Alagoas. A metodologia consistiu na realização de treze entrevistas com mulheres e homens, em observações nas entidades representativas de classe e na análise das fichas de cadastro dos pescadores. Os resultados apontam que as mulheres participam de toda a cadeia produtiva do setor. Com relação à classificação pescadora, pode-se dizer que essa ora era usada como um conceito amplo que engloba todas as mulheres que trabalham no setor pesqueiro, ora era associada à captura de peixes, trabalho que os homens realizam. Conclui-se que um trabalho educativo e de mobilização nas entidades representativas de classe pode ajudar no reconhecimento das mulheres como profissionais nesse setor.

Palavras-chave : Pescadora; Trabalho feminino; Pesca artesanal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License