SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3The fisherwoman in the artisanal fishing dayly routineThe imaginary friend in the view of child psychologists and psychiatrists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

LUCERO, Ariana  and  VORCARO, Angela. Do objeto parcial ao significante fálico: uma leitura lacaniana de Melanie Klein. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 778-796. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p797-811.

O artigo pretende retomar a leitura que Jacques Lacan faz da teoria kleiniana. Partiremos da crítica ao seio como primeiro objeto das relações objetais até chegarmos ao falo intervindo desde o início nas relações da mãe com a criança. Procuraremos mostrar como a tese lacaniana a respeito do significante fálico encontra suporte nas observações de Melanie Klein, que fornecem elementos para pensar no pênis do pai como primeiro substituto do seio materno, atuando, desde o princípio, no interior do corpo materno. A precocidade do complexo de Édipo é, então, abordada em ambos os autores, com o intuito de evidenciar a ação do significante nos primórdios da constituição subjetiva. O que nos leva a interrogar, por fim, se a substituição da relação de objeto pela incidência do significante esgota a questão do objeto na psicanálise.

Keywords : Relação de objeto; Falo; Significante; Melanie Klein; Lacan.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License