SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3From the partial object to the phallic signifier: a lacanian reading of Melanie KleinThe children’s ciranda by the view of children from a rural settlement linked to the landless workers’ movement (MST) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

MARION, Juliana; LONDERO, Angélica Dotto; PEREIRA, Caroline Rubin Rossato  and  SOUZA, Ana Paula Ramos de. O AMIGO IMAGINÁRIO NA VISÃO DE PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS INFANTIS. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 812-833. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p812-833.

Esta pesquisa buscou compreender como os profissionais da área de Psicologia e Psiquiatria, com atuação na clínica infantil, entendem a presença do fenômeno do amigo imaginário na infância. Três psicólogos e dois psiquiatras com cinco anos ou mais de experiência foram entrevistados sobre suas práticas profissionais. Os participantes foram recrutados em clínicas de atendimento à criança em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. A análise de conteúdo indicou que os profissionais consideravam o fenômeno um acontecimento saudável do desenvolvimento e facilmente diferenciável da sintomatologia da psicose. Além disso, acreditavam que a fantasia poderia servir como um recurso para o profissional investigar a realidade psíquica da criança, facilitando a comunicação nos atendimentos. Com base nesses resultados, buscou-se contribuir com a literatura nacional acerca do tema, ainda escassa, e com a atuação e conhecimento dos profissionais da área de saúde infantil e todos aqueles que estão em constante contato com crianças (profissionais escolares, familiares, etc.).

Keywords : Amigo imaginário; Desenvolvimento infantil; Psicose; Imaginação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License