SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Do objeto parcial ao significante fálico: uma leitura lacaniana de Melanie KleinA ciranda infantil na visão de crianças de um assentamento rural vinculado ao MST índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MARION, Juliana; LONDERO, Angélica Dotto; PEREIRA, Caroline Rubin Rossato  e  SOUZA, Ana Paula Ramos de. O AMIGO IMAGINÁRIO NA VISÃO DE PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS INFANTIS. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 812-833. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p812-833.

Esta pesquisa buscou compreender como os profissionais da área de Psicologia e Psiquiatria, com atuação na clínica infantil, entendem a presença do fenômeno do amigo imaginário na infância. Três psicólogos e dois psiquiatras com cinco anos ou mais de experiência foram entrevistados sobre suas práticas profissionais. Os participantes foram recrutados em clínicas de atendimento à criança em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. A análise de conteúdo indicou que os profissionais consideravam o fenômeno um acontecimento saudável do desenvolvimento e facilmente diferenciável da sintomatologia da psicose. Além disso, acreditavam que a fantasia poderia servir como um recurso para o profissional investigar a realidade psíquica da criança, facilitando a comunicação nos atendimentos. Com base nesses resultados, buscou-se contribuir com a literatura nacional acerca do tema, ainda escassa, e com a atuação e conhecimento dos profissionais da área de saúde infantil e todos aqueles que estão em constante contato com crianças (profissionais escolares, familiares, etc.).

Palavras-chave : Amigo imaginário; Desenvolvimento infantil; Psicose; Imaginação infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License