SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Identidade, universidade e integração na américa latina: um estudo de psicologiaA teoria de Margaret Mahler sobre o desenvolvimento psíquico precoce normal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

RESENDE, Pedro Henrique Costa de  e  MELO, Walter. William James e Carl Gustav Jung na conferência em Clark: repercussões teóricas. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 875-898. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p875-893.

A obra de Carl Gustav Jung ainda é pouco pesquisada no contexto acadêmico. Devido à escassez de estudos sobre a fundamentação teórica do referido autor, muitos consideram seu trabalho como influenciado somente pela psicanálise freudiana. No entanto o próprio Jung, ao longo de suas obras coligidas, destaca a figura de William James como o autor que mais o incentivou em suas pesquisas. Em 1909, ainda inserido no movimento psicanalítico, o autor suíço viaja para a América, onde apresenta, na Conferência da Universidade de Clark, seu conhecido estudo sobre associações de palavras. Na referida conferência, Jung conhece William James. A partir desse encontro histórico, as referências ao pensador americano se intensificam. O objetivo desse trabalho é destacar os principais temas da teoria jameseana que repercutem significativamente sobre a psicologia de C. G. Jung, especialmente, seus estudos psiquiátricos, sua avaliação do pragmatismo, sua teoria do inconsciente, teoria das emoções e experiência religiosa.

Palavras-chave : Carl Gustav Jung; William James; Psicologia analítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License