SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3William James e Carl Gustav Jung na conferência em Clark: repercussões teóricasTransversalidade e esquizoanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

RIBEIRO, Anna  e  CAROPRESO, Fatima. A teoria de Margaret Mahler sobre o desenvolvimento psíquico precoce normal. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 894-914. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p894-914.

Este artigo tem como objetivo abordar a teoria sobre o desenvolvimento psíquico precoce de Margaret Mahler e contribuir para a compreensão de seu lugar de destaque nos mais importantes autores psicanalíticos que investigaram o desenvolvimento infantil. Mais especificamente, ele busca fornecer uma visão sistemática do processo do desenvolvimento psíquico precoce normal em crianças de 0 a 3 anos, segundo Mahler. Em um primeiro momento, apresentamos o lugar da autora no cenário da psicanálise infantil e descrevemos a metodologia de pesquisa empregada por Mahler e colaboradores em seus estudos clínicos e empíricos do desenvolvimento infantil. Em seguida, apresentamos os três níveis propostos pela autora em sua teoria do desenvolvimento psíquico, a saber, "desenvolvimento normal", "crises inerentes ao desenvolvimento" e "psicose infantil". Por fim, descrevemos, fase por fase, como se dá o primeiro desses níveis (desenvolvimento psíquico normal) na primeira infância.

Palavras-chave : Psicanálise; Margaret Mahler; Desenvolvimento psíquico; Relação mãe-bebê.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License