SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3A teoria de Margaret Mahler sobre o desenvolvimento psíquico precoce normalO que pode o trabalhador num modelo de gestão neoliberal?1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SIMONINI, Eduardo  e  ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Transversalidade e esquizoanálise. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.3, pp. 915-929. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p915-929.

Neste trabalho, procuramos discutir o conceito de transversalidade na obra de Félix Guattari (e seus desdobramentos na esquizoanálise) e a apropriação deste conceito feita pelo sociólogo René Lourau (e seus desdobramentos na análise institucional ou socioanálise). Dessa maneira, primeiramente, apresentamos a transversalidade como Guattari a compreendeu em suas teorizações iniciais sobre grupos, para, depois, estendermos as discussões a 1) como esse conceito se associa à esquizoanálise, quando da valorização das tramas que promovem a invenção de inéditas estéticas existenciais; e 2) como a transversalidade se associa à análise institucional ou socioanálise, quando do desvelamento do inconsciente institucional. Concluímos que, apesar dos usos diferentes que os referidos autores realizam da concepção de transversalidade, ambos sustentam que tal conceito comunga com a perspectiva de se pensar a realidade como produção política, múltipla e plural, abrindo sujeitos e grupos a novos tipos de crises, críticas e possibilidades.

Palavras-chave : Transversalidade; Esquizoanálise; Análise institucional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License