SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Envolvimento paterno na relação mãe-bebê: revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

FERNANDES, Paula  e  SILVA, Milena. Função materna no contexto da prematuridade: uma revisão da literatura psicanalítica. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 1-18. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p1-18.

A psicanálise considera a função materna como sendo de extrema importância para o desenvolvimento da criança. No entanto tal função pode se tornar dificultada pelo contexto que envolve o nascimento pré-termo do bebê. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento da literatura psicanalítica acerca do conceito de função materna e, mais especificamente, sobre as relações entre a função materna e o nascimento pré-termo do bebê. Foram consultados para tanto autores clássicos e contemporâneos. A fim de ilustrar a discussão teórica, o trabalho conta com pequenas vinhetas de dois casos acompanhados em uma UTI neonatal. São elaboradas reflexões sobre como a prematuridade do bebê pode influenciar as primeiras relações entre a díade que se encontra em tal situação. Considera-se que tais perguntas acerca do tema podem ajudar a pensar sobre possíveis intervenções para que, apesar da condição de prematuridade, mãe e bebê possam se encontrar da melhor forma possível.

Palavras-chave : Função materna; Prematuridade; Relação mãe-bebê.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License