SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Função materna no contexto da prematuridade: uma revisão da literatura psicanalíticaO desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MENEZES, Marina de S. Lopes; SCORSOLINI-COMIN, Fabio  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Envolvimento paterno na relação mãe-bebê: revisão integrativa da literatura . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 19-39. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p19-39.

O envolvimento paterno no desenvolvimento dos filhos tem cada vez mais despertado a atenção de estudiosos sobre família. O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão integrativa da literatura científica, para identificar qual a relevância do envolvimento paterno para a relação mãe-bebê desde a gestação, e outras variáveis relacionadas a essa dinâmica familiar. Foi realizada uma consulta às bases de dados Lilacs, Pepsic e Scielo, sendo recuperados 15 artigos publicados entre janeiro de 2004 e dezembro de 2015. As evidências têm reforçado a importância da presença paterna como integrante da rede de apoio à mulher na gestação, parto e puerpério, e para estabelecimento dos vínculos entre pai e bebê/criança, fortalecimento da paternidade, promoção da saúde mental do filho e bem-estar da mulher. Esse tipo de achado ressalta a relevância e a necessidade de o pai repensar e discutir sua identidade social e familiar, com vistas a uma participação mais ativa no exercício da paternidade.

Palavras-chave : Relações familiares; Parentalidade; Paternidade; Produção científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License