SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1O desenvolvimento infantil aos dois anos: conhecendo as habilidades de crianças atendidas em um programa de saúde materno-infantilInterpretação clínica dos subtestes de compreensão verbal no wisc-iv: algumas hipóteses metapsicológicas preliminares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

ANTAO, Joana Matias; PORTUGAL, Maria Gabriela Correia de Castro  e  SILVA, Carlos Fernandes da. O ajustamento de crianças com doença crônica . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 60-77. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p60-77.

Este trabalho procura averiguar o impacte das doenças crônicas no ajustamento psicológico das crianças, tendo em conta diferentes tipos de doenças, suas características e a percepção dos pais. A amostra é constituída por 176 crianças, dos 3 aos 10 anos, distribuídas por quatro grupos: crianças com asma, com câncer, com patologia uronefrológica e sem doença. A recolha de dados ocorreu nas salas de espera de dois hospitais portugueses. Os instrumentos utilizados foram a escala de observação do brincar (POS), itens do revised illness perception questionnaire (IPQ-R) e o questionário de capacidades e de dificuldades (SDQ). A análise dos resultados permitiu perceber que não existe uma relação linear entre o ajustamento psicológico e a presença de uma doença crônica, e que a avaliação do ajustamento da criança pela observação direta do brincar nem sempre é coincidente com a perspectiva dos pais acerca desse ajustamento.

Palavras-chave : Doença crônica; Ajustamento; Brincar; Infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License