SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1O ajustamento de crianças com doença crônicaQuando o olhar é capturado: o interesse dos adolescentes pelo cinema de horror na atualidade: a adolescência e suas imagens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

CANTU, Gustavo. Interpretação clínica dos subtestes de compreensão verbal no wisc-iv: algumas hipóteses metapsicológicas preliminares . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 78-98. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p78-98.

Este artigo propõe-se a analisar as formas de funcionamento psíquico requeridas e postas em jogo nos subtestes verbais do WISC-IV, para conceituar metapsicologicamente os processos psíquicos envolvidos na produção do sujeito em sua relação com os objetos culturais. Para estudar esses processos, foi aplicado a cada um dos subtestes o esquema de análise da produção simbólica, proposto por Schlemenson (2009). As hipóteses foram construídas, por um lado, com base na análise das tarefas envolvidas em cada subteste e, por outro, no estudo aprofundado de casos clínicos e sua interpretação do ponto de vista psicanalítico. A análise das modalidades singulares de resposta a cada subteste permitiu elaborar hipóteses para a compreensão das precondições psíquicas para a resolução das tarefas específicas de cada subteste e das diferenças intraindividuais na produção.

Palavras-chave : WISC-IV; Interpretação clínica; Metapsicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License