SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Interpretação clínica dos subtestes de compreensão verbal no wisc-iv: algumas hipóteses metapsicológicas preliminares"Malucos de estrada": subversão e verdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

CANTARELLI, Natalia. Quando o olhar é capturado: o interesse dos adolescentes pelo cinema de horror na atualidade: a adolescência e suas imagens. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 99-117. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p99-117.

Esta pesquisa objetivou compreender o grande interesse dos adolescentes pelo cinema de horror na atualidade. O estudo realizou-se por uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, e utilizou o grupo focal como técnica para a coleta de dados. Participaram 16 adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 17 anos, alunos de uma escola do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Realizaram-se três grupos focais, número determinado pelo critério de saturação. Utilizou-se a análise de conteúdo para processar os dados, sendo duas as categorias emergentes: "O horror no lugar da ausência", a qual contempla a íntima relação entre a adolescência e o cinema de horror, apresentando e discutindo os momentos de início e de importância dos encontros com a filmografia; "Do horror solitário ao laço simbólico", que aponta para a experiência de assistir aos filmes como espaço de expressão, de compartilhamento de experiências, de construção de laço simbólico.

Palavras-chave : Adolescência; Cinema; Horror; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License