SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Quando o olhar é capturado: o interesse dos adolescentes pelo cinema de horror na atualidade: a adolescência e suas imagensExpressões emocionais entre bebês na creche: revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

FRANCA NETO, Oswaldo. "Malucos de estrada": subversão e verdade . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 118-132. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p118-132.

Tendo como referência o documentário Malucos de estrada, de Rafael Lage, este texto se propõe a discutir a forma com que a verdade de uma dada sociedade pode se operacionalizar nesta. Contrapondo a concepção do que significaria o termo "viver" para a sociedade ocidental contemporânea e para a psicanálise, propõe que a vida somente tem sentido se referenciada na verdade que serve de solo para a existência, identificada por Freud como sendo a verdade do inconsciente, e que se faria apresentar sempre como furo no saber estabelecido, como subversão deste. Propõe, então, que os personagens desse documentário, por se apresentarem na cena social de uma forma não predicativa, podem nos auxiliar a pensar a verdade, em termos sociais, como algo assubstancial, somente passível de se processar por meio da subversão daquilo que se apresenta subsumido à lógica classificatória e hierarquizante de uma dada sociedade.

Palavras-chave : "Malucos de estrada".; Verdade; Subversão; Lógica não predicativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License