SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1"Malucos de estrada": subversión y verdadLa paradoja de la institucionalización de niños: ¿protección o riesgo? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

DENTZ, Marisa von  y  AMORIM, Katia de Souza. Expressões emocionais entre bebês na creche: revisão sistemática da literatura. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 133-154. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p133-154.

O artigo apresenta uma revisão sistemática sobre a expressividade emocional entre pares de bebês de creche. Aquela foi conduzida por meio de diversas bases de dados (Scielo, Pepsic, Lilacs, Psycinfo e Eric), pelo cruzamento das palavras-chave "bebê($)", “baby”, "infant development", "interação", "social interaction", "emoção", "facial expression", "emotion", "creche", "day care" e "nursery", sendo resgatados 24 artigos indexados. A maioria dos trabalhos são empíricos, de perspectiva qualitativa, reconhecendo as expressividades emocionais dos bebês exclusivamente na face e em sua relação com adultos. Dentre as conclusões, destaca-se a importância de trabalhos que acompanhem longitudinalmente as interações de pares de bebês, considerando toda a corporeidade da criança, não apenas a face. Sob a hipótese de que há uma riqueza de expressividades emocionais nas interações de bebês em creche, já no primeiro ano de vida, aponta-se para a relevância de estudos futuros sobre esta temática investigativa.

Palabras clave : Bebês; Expressividade emocional; Creche; Revisão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License