SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Expressões emocionais entre bebês na creche: revisão sistemática da literaturaEducação e ascensão social: produção de sentidos nos discursos de egressos de um programa social da iniciativa privada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

PARRA, Ana Carolina de Oliveira; OLIVEIRA, Jaqueline Alves de  e  MATURANA, Ana Paula Moraes. O paradoxo da institucionalização infantil: proteção ou risco? . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 155-175. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p155-175.

Desde meados do século XX, ganhou destaque o debate acerca dos efeitos da institucionalização de crianças. O abrigo adquire relação paradoxal entre proteção e risco, podendo ser facilitador ou dificultador para o desenvolvimento de crianças acolhidas. Assim, os objetivos do trabalho foram (1) analisar a produção científica sobre a institucionalização infantil, discutindo os benefícios e efeitos da institucionalização sobre o desenvolvimento de crianças e adolescentes; e (2) compreender como os artigos analisados identificam possíveis fatores de risco e de proteção. Como método, realizou-se uma revisão bibliográfica utilizando os descritores "abrigo"; "institucionalização infantil"; "fatores de risco e fatores de proteção"; "abrigamento prolongado"; "vínculo"; "apego"; "abrigo". Como resultado, 11 trabalhos foram selecionados. As produções analisadas apontaram que, embora o abrigo seja um local para acolhimento, assistência e proteção, deve-se estar atento aos fatores de risco e aos impactos negativos da institucionalização. Conclui-se que a institucionalização se faz necessária em alguns casos, devendo ocorrer com qualidade e responsabilidade junto às famílias e com o respaldo de políticas públicas.

Palavras-chave : Institucionalização infantil; Abrigo; Risco; Proteção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License