SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1O paradoxo da institucionalização infantil: proteção ou risco?Tramas da psicologia da saúde no Brasil: uma análise com ferramentas da teoria ator-rede índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SILVA, Eliane Cristina da  e  VALORE, Luciana Albanese. Educação e ascensão social: produção de sentidos nos discursos de egressos de um programa social da iniciativa privada . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 176-198. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p176-198.

Esta pesquisa objetivou verificar as relações que se produzem entre educação e ascensão social no discurso de egressos de um programa, sobre suas trajetórias acadêmico-profissional e experiência neste. Esses egressos fizeram parte de um programa social da iniciativa privada, realizado numa capital da região Sul do País, cujo público consistia em estudantes de escolas públicas, de baixa renda e com bom desempenho acadêmico. A investigação foi feita com o método da análise institucional do discurso e se deu em duas etapas: quantitativa, por meio de questionário sobre informações educacionais e profissionais; e qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas com parte desse público. Como resultados principais, verificou-se, mediante índices como escolaridade, inserção profissional e ampliação do acesso a recursos, a ascensão socioeconômica dos participantes. Concluiu-se que as transformações decorrentes das oportunidades educacionais atingiram mais o âmbito individual e familiar dos egressos, encontrando, porém, desafios para a transformação social.

Palavras-chave : Programas sociais; Trajetória profissional; Análise de discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License