SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Educação e ascensão social: produção de sentidos nos discursos de egressos de um programa social da iniciativa privadaEstudo de caso sobre os aspectos psicológicos após diagnóstico de sarcoma e realização de amputação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MACHADO, Maria Eugênia Costa  e  KIND, Luciana. Tramas da psicologia da saúde no Brasil: uma análise com ferramentas da teoria ator-rede . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 199-218. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p199-218.

Este artigo apresenta um estudo sobre a constituição da Psicologia da Saúde no Brasil, por meio de ferramentas teórico-metodológicas da teoria ator-rede. Como recurso metodológico, foram investigados os programas de pós-graduação no Brasil em Psicologia da Saúde e a Associação Brasileira de Psicologia da Saúde. Buscou-se ainda apresentar e discutir o modo como a Psicologia da Saúde aparece nas produções desenvolvidas nos programas de pós-graduação. O estudo mostra que a Psicologia da Saúde no Brasil tem se configurado como subcampo da Psicologia. Nos diferentes lugares investigados por esta pesquisa, foram encontradas formas distintas de configuração da Psicologia da Saúde, as quais estão permeadas de controvérsias, debates e disputas. O estudo evidencia pontos de convergências que sinalizam para uma singularidade, em especial a questão da interdisciplinaridade, a busca do status de cientificidade, a construção de redes de associações e o enfoque na prevenção e promoção da saúde.

Palavras-chave : Psicologia da Saúde; Teoria ator-rede; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License