SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Tramas da psicologia da saúde no Brasil: uma análise com ferramentas da teoria ator-redeQuando morre o animal de estimação: um estudo sobre luto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

LEAL, Deborah  e  RODICZ, Aline. Estudo de caso sobre os aspectos psicológicos após diagnóstico de sarcoma e realização de amputação . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 219-238. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p219-238.

Os sarcomas sinoviais são tumores raros, marcados por sua agressividade e mau prognóstico. A principal forma de tratamento, além da quimioterapia e radioterapia, ainda é a ressecção cirúrgica do tumor, sendo a cirurgia de amputação uma dessas alternativas. Esse procedimento pode acarretar um grande impacto físico e emocional para o sujeito, não somente pela perda do membro e de sua função, mas também pelos demais aspectos subjetivos que envolvem o próprio procedimento cirúrgico. Por isso, faz-se importante a intervenção da Psicologia ao paciente no pré, trans e pós-cirúrgico, com o objetivo de minimizar suas ansiedades e angústias, possibilitando a expressão dos sentimentos e auxiliando na compreensão da situação vivenciada. Dessa forma, este estudo de caso vem ilustrar a intervenção psicológica a uma paciente durante todo seu processo de adoecimento (diagnóstico, tratamentos e cuidados paliativos) que, por sua vez, proporcionou redução no sofrimento emocional e melhora na qualidade de vida.

Palavras-chave : Sarcoma; Amputação; Intervenção psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License