SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Estudo de caso sobre os aspectos psicológicos após diagnóstico de sarcoma e realização de amputaçãoSupereu: a voz de um imperativo interrompido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

VIEIRA, Márcia Núbia Fonseca. Quando morre o animal de estimação: um estudo sobre luto. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 239-257. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p239-257.

Este escrito resultou de pesquisa realizada com pessoas que perderam seus animais de estimação em decorrência de morte. A sua realização teve como objetivo a compreensão do processo de enfrentamento do luto vivenciado por essas pessoas, ao experimentarem as perdas dos seus animais de estimação. Para isso, valeu-se do enfoque qualitativo, empregandose entrevistas semiestruturadas, e recorreu-se a fundamentos da teoria do apego, de John Bowlby, e das tarefas do luto, de W. Worden, para a análise dos dados colhidos. Com base nessas referências, foi possível concluir que os participantes da pesquisa estabeleceram fortes vínculos de apego com seus animais de estimação, bastante semelhantes àqueles construídos com seres humanos. Pode-se concluir que, devido a essas fortes vinculações, nas quais foram depositadas intensas expectativas de ordem afetiva, todos os processos de luto vivenciados por essas pessoas apresentaram características semelhantes àquelas presentes em processos de luto decorrentes da perda de pessoas significativas.

Palavras-chave : Luto; Apego; Animais de estimação; Luto não autorizado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License