SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1When a pet dies: a study about mourningThe feeling of guilt in Freud: between anguish and desire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

ASSIS, Geisa Karla Oliveira de  and  VIEIRA, Marcus André. Supereu: a voz de um imperativo interrompido . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 258-277. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p258-277.

O objetivo deste trabalho é estudar o supereu, percorrendo os caminhos que nos levam a ele como voz de um imperativo interrompido. Buscamos demonstrar que o supereu não está referido às identificações que norteiam o sujeito, mas sim a comandos desnorteadores. Para isso, abordamos o Édipo, a instância crítica e o conceito lacaniano de objeto a, em sua substância episódica vocal. Com relação ao Édipo, afirma-se que seu herdeiro é o ideal do eu, e não o supereu. Com relação à instância crítica, demonstrou-se que, já em Freud, as funções supereuoicas são abordadas em um além do Édipo. E, por fim, com o conceito de objeto a voz, foi possível demarcar a dimensão pulsional da voz descolada de identificação, que não norteia, mas ordena a partir de um imperativo interrompido que reclama obediência e submissão. Essa voz que exprime o supereu ao vociferar seu imperativo: "Goza!".

Keywords : Supereu; Complexo de Édipo; Objeto a Voz; Imperativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License