SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Supereu: a voz de um imperativo interrompidoO instituto de estudos avançados da UFMG e sua contextualização como um IEA com características próprias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

GONCALVES, Davidson Sepini. O sentimento de culpa em Freud: entre a angústia e o desejo . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 278-291. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p278-291.

O sentimento de culpa foi tratado com grande propriedade por Freud. Destacado como o grande problema do desenvolvimento da civilização e como atributo do inconsciente que se articula com a angústia, a culpa parece estar verdadeiramente presente na estrutura do desejo humano. Ela se manifesta de múltiplas formas, que vão do remorso (o próprio Freud menciona o remorso que sentiu pela morte do irmão) à neurose, tornandose um problema de difícil solução. Este artigo pretende pensar a culpa em Freud a partir do complexo de Édipo, visto aqui como fonte desse sentimento e posteriormente na formação do supereu, momento em que se aproximam culpa e angústia. Sem a pretensão de esgotar o assunto, espera contribuir para o entendimento desse importante sentimento que frequentemente aflora na clínica psicanalítica.

Palavras-chave : Freud; Culpa; Complexo de Édipo; Angústia; Desejo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License