SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1O sentimento de culpa em Freud: entre a angústia e o desejoA psicanálise é interdisciplinar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

CASAS, Estevam Barbosa de Las  e  DUARTE, Aretusa Kelly Alves. O instituto de estudos avançados da UFMG e sua contextualização como um IEA com características próprias . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 292-302. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p661-685.

Neste trabalho, recupera-se a história da criação e do desenvolvimento dos Institutos de Estudos Avançados no mundo. Após essa retomada, o trabalho se detém na apresentação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais (IEAT/UFMG), que, como o nome indica, traz a transdisciplinaridade como horizonte principal, no contexto de uma instituição universitária, para a tentativa de lidar com a complexidade dos problemas reais da sociedade. Dessa maneira, apresentam-se algumas iniciativas do IEAT em associar pesquisa de alto nível com aplicação na solução de problemas, utilizando-se metodologias transdisciplinares.

Palavras-chave : Instituto de Estudos Avançados; Universidade; Metodologias; Transdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License