SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1O instituto de estudos avançados da UFMG e sua contextualização como um IEA com características própriasO homem e o método: reflexões sobre os parâmetros filosóficos da transdisciplinaridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

ORTIZ, Mario Elkin Ramírez. A psicanálise é interdisciplinar . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 303-310. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p303-310.

O artigo apresenta uma conferência em um evento científico sobre transdisciplinaridade, realizado na cidade de Belo Horizonte, em 2018. Recorre-se à experiência, na Colômbia, de um grupo interdisciplinar sobre violências, composto por antropólogos, advogados, cientistas políticos, sociólogos, historiadores e psicanalistas, para mostrar as possibilidades de pesquisas interdisciplinares nas quais se produzem saberes inéditos sobre um objeto compartilhado. Argumenta-se que a participação da psicanálise nesse grupo foi possível devido ao fato de que esta é interdisciplinar, primeiro com Freud e depois com Lacan. Freud, ao encontrar o limite do saber biomédico, recorre à Antropologia, à História e à Literatura, por exemplo, para produzir uma nova teoria. Jacques Lacan utiliza a Linguística, a Antropologia estrutural e a Topologia para propor seus principais operadores teóricos e clínicos. Em síntese, a psicanálise é transdisciplinar desde sua fundação.

Palavras-chave : Pesquisa; Interdisciplinaridade; Psicanálise; Ciências Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License