SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1A psicanálise é interdisciplinarTeoria crítica e transdisciplinaridade: uma aposta no projeto emancipatório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

DRAWIN, Carlos Roberto. O homem e o método: reflexões sobre os parâmetros filosóficos da transdisciplinaridade . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 311-329. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p311-329.

O artigo visa a estabelecer algumas referências filosóficas para demarcar a diferença entre inter e transdisciplinaridade. Não se trata de propor um modelo previamente estabelecido de investigação transdisciplinar, uma vez que esta se constitui com base em problemas concretos que exigem esse tipo de abordagem. No entanto pretendemos propor alguns elementos reflexivos que possam contribuir para sua demarcação e diferenciação. Entre eles, destacamos, em primeiro lugar, que a transdisciplinaridade responde a uma necessidade histórica que se desdobra numa necessidade lógica. Em seguida, que ela expressa uma exigência ética incontornável e, finalmente, que ela tem uma dimensão antropológica. Esses três elementos convergem na disposição de abertura crítica que deve caracterizar as práticas transdisciplinares.

Palavras-chave : Transdisciplinaridade; Epistemologia; Ética; Antropologia Filosófica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License