SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1O homem e o método: reflexões sobre os parâmetros filosóficos da transdisciplinaridadeSobre a transdisciplinaridade em ato na pesquisa científica: aspectos metodológicos para discussão acerca da investigação sobre “curso de vida e trajetória delinquencial de jovens e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira; RENA, Ana Cláudia Castello Branco; BOLANOS, Diego Fernando  e  OLIVEIRA, Lucas Caetano Pereira de. Teoria crítica e transdisciplinaridade: uma aposta no projeto emancipatório. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.1, pp. 330-347. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p330-347.

Este texto busca abordar os fundamentos da transdisciplinaridade no contexto de uma pesquisa desenvolvida em um ambiente que reúne sociólogos e psicólogos para trabalhar a questão da criminalidade, que convoca a juventude pobre e, com muita frequência, negra. "O manifesto da transdisciplinaridade", escrito por Nicolescu (1999), base desta discussão, propõe uma nova posição dos homens em relação aos outros homens e à natureza. Assim, buscamos localizar a vertente filosófica que possibilitou esse salto de uma ciência disciplinar descritiva para uma ciência implicada com a prática, ultrapassando as falsas dualidades e buscando produzir conhecimento a partir da lógica da complexidade.

Palavras-chave : Transdisciplinaridade; Pesquisa; Psicanálise; Sociologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License