SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Uma reflexão acerca da terceirização dos cuidados maternos em um contexto perpassado por reprodução assistida e gravidez múltiplaO prazer nas modalidades esportivas de combate: a pulsão de morte e a experiência do espectadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

VIANA, Paulo Vinicius Bachette Alves  e  FURLAN, Reinaldo. A importância do estudo das implicações entre a formação de vínculos intersubjetivos e o desenvolvimento da afetividade humana: uma proposta teórica. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 442-457. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p442-457.

No âmbito da Psicologia do desenvolvimento, têm-se realizado pesquisas que buscam investigar os processos desenvolvimentais em suas dimensões cognitivas, sociais e biológicas em todo o ciclo da vida. Nesse contexto, este trabalho buscou evidenciar o papel destacado da afetividade como dimensão essencial no processo desenvolvimental do sujeito, já que esta parece se situar no cerne da vida social, conferindo significação e sentido para a existência. Com base em alguns marcadores em Bowlby e Wallon que situam a emergência do psíquico sobre a base biológica e o caráter relacional-afetivo desse processo, buscamos as implicações entre a formação de vínculos intersubjetivos e o desenvolvimento da afetividade humana, destacando as reflexões de Merleau-Ponty e Philippe Rochat sobre a Psicologia do desenvolvimento infantil.

Palavras-chave : Psicologia do desenvolvimento infantil; Afetividade; Vínculos; Intersubjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License