SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2La importancia del estudio de las implicaciones entre la formación de vínculos intersubjetivos y el desarrollo de la afectividad humana: una propuesta teóricaPsicoprofilaxia quirúrgica de niños y adolescentes: percepción de los médicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

SECOTTE, Guilherme  y  DIONISIO, Gustavo Henrique. O prazer nas modalidades esportivas de combate: a pulsão de morte e a experiência do espectadora. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 458-475. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p458-475.

Este artigo analisa brevemente a história do combate esportivo, a fim de elucidar algumas características dos espetáculos das modalidades esportivas de combate na sociedade capitalista contemporânea, na medida em que a indústria cultural vende as competições esportivas como mercadoria. Com esse viés, a reflexão se detém em um estudo preliminar sobre o prazer do espectador no ato de assistir aos espetáculos. Nessa perspectiva, propomos a concepção das lutas "estéticas", considerando-as como aquelas que podem proporcionar maior prazer aos espectadores. Para essa tarefa, utilizamos a teoria psicanalítica, sublinhando sobretudo a metapsicologia freudiana a respeito do prazer e da pulsão de morte para descrever que, por meio de mecanismos de identificação e projeção, o espectador pode expressar indiretamente sua agressividade ao assistir aos espetáculos das modalidades esportivas de combate.

Palabras clave : Espectador; Modalidades esportivas de combate; Prazer; Psicanálise; Pulsão de morte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License