SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2El placer en las modalidades deportivas de combate: la pulsión de muerte y la experiencia del espectadorUn estudio de inspiración fenomenológico-hermenéutico acerca de la infertilidad masculina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

PREBIANCHI, Helena Bazanelli  y  FERRACINI, Ariane. Psicoprofilaxia cirúrgica de pacientes infantis e adolescentes: percepção dos médicos. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 476-491. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p476-491.

O estudo teve por objetivo conhecer as percepções dos médicos cirurgiões, de um hospital-escola do interior paulista, sobre a psicoprofilaxia cirúrgica de pacientes infantis e adolescentes. Utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com seis cirurgiões pediátricos. As entrevistas seguiram um roteiro tópico flexível, e os dados coletados foram analisados mediante a análise de conteúdo temática de Bardin (2004). Os resultados indicaram que os participantes julgam necessária a preparação psicológica dos pais dos pacientes infantis para diminuir a ansiedade destes, torná-los mais cooperativos com a equipe de saúde e não influenciarem negativamente os comportamentos dos filhos. Contudo não adotam a psicoprofilaxia cirúrgica como prática rotineira, dirigindo-a apenas aos casos nos quais consideram que os comportamentos da criança ou dos pais prejudicam a recuperação e, ou, os procedimentos da equipe. Concluiu-se ser necessário aumentar a compreensão dos médicos, do hospital, sobre como as práticas de psicoprofilaxia cirúrgica podem satisfazer as necessidades da população atendida e aos profissionais envolvidos.

Palabras clave : Psicoprofilaxia; Cirurgia; Criança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License