SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Psicoprofilaxia quirúrgica de niños y adolescentes: percepción de los médicosLa presencia del psicoanálisis en la universidad francesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

MAUX, Ana Andréa Barbosa  y  DUTRA, Elza. Um estudo de inspiração fenomenológico-hermenêutico sobre a infertilidade masculina. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 492-512. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p492-512.

Culturalmente, procriar é entendido como uma situação que homens e mulheres vivenciarão ao longo da vida. Para o homem, a infertilidade está estreitamente relacionada com perda de masculinidade, com fracasso em seu papel de macho. Este estudo objetivou compreender os impactos que a infertilidade produz na existência de sete homens heterossexuais inférteis. A análise do material partiu da interpretação hermenêutica, tendo como referência teórico-metodológica a analítica da existência, do filósofo Martin Heidegger. Ao final, o estudo enseja reflexões sobre a necessidade de mudanças na formação de base dos meninos, além de espaços de acolhimento aos homens e a suas expressões de sofrimento, bem como o reconhecimento em sua capacidade de superação das situações dolorosas, sem lhes retirar a masculinidade.

Palabras clave : Infertilidade masculina; Gênero; Pesquisa fenomenológica; Martin Heidegger.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License