SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Psicoprofilaxia cirúrgica de pacientes infantis e adolescentes: percepção dos médicosA presença da psicanálise na universidade francesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MAUX, Ana Andréa Barbosa  e  DUTRA, Elza. Um estudo de inspiração fenomenológico-hermenêutico sobre a infertilidade masculina. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 492-512. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p492-512.

Culturalmente, procriar é entendido como uma situação que homens e mulheres vivenciarão ao longo da vida. Para o homem, a infertilidade está estreitamente relacionada com perda de masculinidade, com fracasso em seu papel de macho. Este estudo objetivou compreender os impactos que a infertilidade produz na existência de sete homens heterossexuais inférteis. A análise do material partiu da interpretação hermenêutica, tendo como referência teórico-metodológica a analítica da existência, do filósofo Martin Heidegger. Ao final, o estudo enseja reflexões sobre a necessidade de mudanças na formação de base dos meninos, além de espaços de acolhimento aos homens e a suas expressões de sofrimento, bem como o reconhecimento em sua capacidade de superação das situações dolorosas, sem lhes retirar a masculinidade.

Palavras-chave : Infertilidade masculina; Gênero; Pesquisa fenomenológica; Martin Heidegger.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License