SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2A phenomenological-hermeneutic inspired study on male infertilityThe transference as a way to treat the other and means of holding back the passage to the act in psychosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

FONTELES, Camila Santos Lima  and  . A presença da psicanálise na universidade francesa . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 513-531. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p513-531.

Este artigo tem o objetivo de retraçar o percurso da Psicanálise na universidade francesa, apresentando um panorama de sua atual conformação, com destaque para as produções psicanalíticas das universidades Paris VII e Paris VIII, pioneiras na inserção da Psicanálise no ambiente universitário do país. Para tal fim, percorremos a história da Psicanálise na universidade, na França, desde os estudos de Freud com Charcot até a criação dos dois Departamentos de Psicanálise. Em seguida, realizamos um levantamento das teses produzidas entre 1987 e 2012 nas referidas instituições francesas, com exame de temas, métodos e referenciais teóricos. Como resultado dessa investigação, estimamos ter oferecido uma dimensão compreensiva à relação entre Psicanálise e universidade. Além disso, o exame da produção ao longo de mais de duas décadas pode fornecer um panorama específico do campo psicanalítico universitário francês, com o qual o Brasil sempre manteve relações de intenso intercâmbio e proximidade.

Keywords : Psicanálise na França; História da Psicanálise; Teses psicanalíticas; Estudos sobre a universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License