SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Um estudo de inspiração fenomenológico-hermenêutico sobre a infertilidade masculinaA transferência como meio de tratamento do outro e recurso de contenção à passagem ao ato na psicose índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

FONTELES, Camila Santos Lima  e  . A presença da psicanálise na universidade francesa . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 513-531. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p513-531.

Este artigo tem o objetivo de retraçar o percurso da Psicanálise na universidade francesa, apresentando um panorama de sua atual conformação, com destaque para as produções psicanalíticas das universidades Paris VII e Paris VIII, pioneiras na inserção da Psicanálise no ambiente universitário do país. Para tal fim, percorremos a história da Psicanálise na universidade, na França, desde os estudos de Freud com Charcot até a criação dos dois Departamentos de Psicanálise. Em seguida, realizamos um levantamento das teses produzidas entre 1987 e 2012 nas referidas instituições francesas, com exame de temas, métodos e referenciais teóricos. Como resultado dessa investigação, estimamos ter oferecido uma dimensão compreensiva à relação entre Psicanálise e universidade. Além disso, o exame da produção ao longo de mais de duas décadas pode fornecer um panorama específico do campo psicanalítico universitário francês, com o qual o Brasil sempre manteve relações de intenso intercâmbio e proximidade.

Palavras-chave : Psicanálise na França; História da Psicanálise; Teses psicanalíticas; Estudos sobre a universidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License