SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2A transferência como meio de tratamento do outro e recurso de contenção à passagem ao ato na psicoseQuando vem uma mãe chefe de família para a terapia: a ótica de terapeutas de família sobre a monoparentalidade feminina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

DAHER, Camila Marques Silva  e  AQUINO, Giselle Braga de. Consumismo precoce e mídia: discursos publicitários de um canal televisivo infantil . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 552-574. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p552-574.

A sociedade contemporânea é marcada pelo consumo e, nessa organização, a criança tem seu lugar de consumidora reservado pela mídia, principalmente a televisiva. A tevê é algo bastante presente na vida das crianças e um importante divulgador de publicidade infantil. Este trabalho identificou os discursos usados pela publicidade de um canal televisivo infantil na tentativa de persuadir a criança e seus cuidadores. Para a realização da pesquisa, foram gravadas e transcritas as peças publicitárias desse canal, e os textos resultantes da transcrição foram submetidos à análise do discurso. Para análise e discussão, o material foi organizado em duas categorias: "felicidade e status por meio do consumo" e "reprodução de papéis de gênero". Os principais resultados apontaram que os discursos apresentaram os produtos como fórmula para a felicidade e o reforço aos papéis de gênero socialmente construídos pela estratégia de exposição de seus produtos.

Palavras-chave : Consumismo; Infância; Publicidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License