SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Consumismo precoce e mídia: discursos publicitários de um canal televisivo infantilBreve percurso histórico acerca da transexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

VERZA, Fabiana  e  STREY, Marlene Neves. Quando vem uma mãe chefe de família para a terapia: a ótica de terapeutas de família sobre a monoparentalidade feminina. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 575-592. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p575-592.

Investigou-se a percepção de cinco terapeutas de família acerca da monoparentalidade feminina e o papel dos estudos de gênero em sua formação profissional. Para tanto, utilizou-se de entrevista individual semidirigida. A análise crítica de discurso com abordagem sistêmica foi empregada, enfatizando os micro e macroelementos presentes nos discursos. Os resultados indicaram uma defasagem de estudos de gênero na formação básica das profissionais, que foi em parte suprida pela formação em Terapia Familiar Sistêmica. Percepções contraditórias e complementares caracterizaram o processo de análise dos dados. Ao se referirem às mulheres chefes de família e às suas relações com o contexto socioambiental e familiar, as falas variaram entre vieses de patologia e de promoção de saúde. Tais variações foram divididas entre a visão clínica e psicossocial do fenômeno e exigiram um posicionamento crítico de análise dos dados.

Palavras-chave : Monoparentalidade feminina; Gênero; Terapia Familiar Sistêmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License