SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2"Cuando una madre jefa de familia viene para la terapia": la perspectiva de los terapeutas de familia acerca de la monoparentalidad femeninaTrastorno del espectro autista y deficiencia visual: contextos interactivos y desarrollo sociocomunicativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

MOREIRA, Euza Aparecida da Silva  y  MARCOS, Cristina Moreira. Breve percurso histórico acerca da transexualidade. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 593-609. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p593-609.

Este estudo pretendeu investigar o fenômeno da transexualidade, por meio de registros históricos sobre as manifestações da sexualidade em diferentes épocas e como estas eram explicadas de forma naturalista. Intentamos estudar como eram concebidos o sexo e o gênero nos séculos XV a XIX, e como os discursos científicos vieram, por sua vez, ordenar e especificar o que era próprio ao masculino e ao feminino. Pretendemos averiguar como o aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas e hormonais contribuíram para elevar a transexualidade à categoria de fenômeno social. Apresentamos os estudos Queer com o intuito de compreendermos como se entende a constituição das identidades dentro de uma determinada estrutura social. Discutimos também o posicionamento de Judith Butler em relação aos constructos sexo e gênero fundados nas categorias binárias. Por fim, demonstramos de que modo o conceito de gênero foi introduzido e abordado na psicanálise pelo psicanalista/psiquiatra Robert Stoller.

Palabras clave : Transexualidade; Sexualidade; Teoria Queer; Robert Stoller.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License