SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Quando vem uma mãe chefe de família para a terapia: a ótica de terapeutas de família sobre a monoparentalidade femininaTranstorno do espectro autista e deficiência visual: contextos interativos e desenvolvimento sociocomunicativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

MOREIRA, Euza Aparecida da Silva  e  MARCOS, Cristina Moreira. Breve percurso histórico acerca da transexualidade. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 593-609. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p593-609.

Este estudo pretendeu investigar o fenômeno da transexualidade, por meio de registros históricos sobre as manifestações da sexualidade em diferentes épocas e como estas eram explicadas de forma naturalista. Intentamos estudar como eram concebidos o sexo e o gênero nos séculos XV a XIX, e como os discursos científicos vieram, por sua vez, ordenar e especificar o que era próprio ao masculino e ao feminino. Pretendemos averiguar como o aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas e hormonais contribuíram para elevar a transexualidade à categoria de fenômeno social. Apresentamos os estudos Queer com o intuito de compreendermos como se entende a constituição das identidades dentro de uma determinada estrutura social. Discutimos também o posicionamento de Judith Butler em relação aos constructos sexo e gênero fundados nas categorias binárias. Por fim, demonstramos de que modo o conceito de gênero foi introduzido e abordado na psicanálise pelo psicanalista/psiquiatra Robert Stoller.

Palavras-chave : Transexualidade; Sexualidade; Teoria Queer; Robert Stoller.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License