SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2The power of group processBorders, mobilities and inequalities: a reflection on the school of/at international border author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. A pesquisa-intervenção como forma de inserção social em contextos de desigualdade: : arte e imaginação na escola. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 689-706. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p689-706.

Este artigo, de natureza teórico-reflexiva, tem como proposta refletir sobre a inserção social da pós-graduação em Psicologia em contextos de desigualdade. Seu objetivo é partilhar conhecimento e refletir sobre os contextos de desigualdade em que vivem muitos brasileiros, sobretudo aqueles das periferias de grandes cidades, e seu impacto no desenvolvimento dos sujeitos. Defende-se a educação escolarizada como promotora do desenvolvimento das funções psicológicas superiores e, logo, da imaginação e do desenvolvimento humano, como possibilidade de superação das condições materiais de vida de adolescentes em situação precária de vida. O texto se encerra com a apresentação de uma experiência desenvolvida com adolescentes pela via da Arte, que mobilizou a expressão dos afetos e a reflexão, investiu-se nas significações construídas nos espaços intersubjetivos, em que concorrem os processos imaginativos e afetivos, favorecendo a potência de ação e a produção de novos horizontes.

Keywords : Pesquisa-intervenção; Desigualdade; Educação escolar; Desenvolvimento humano; Arte.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License