SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2A pesquisa-intervenção como forma de inserção social em contextos de desigualdade:: arte e imaginação na escolaViolência nas escolas em debate: reflexões docentes em um contexto ultraconservador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SILVA, Ana Maria de Vasconcelos  e  ALMEIDA, Luciane Pinho de. Fronteiras, mobilidades e desigualdades: uma reflexão sobre a escola de/na fronteira. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 707-724. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p707-724.

As fronteiras são consideradas como zona de tensão e conflitos vivenciados nas relações dialéticas de exclusão/inclusão, espaços de incessante reconstrução identitária e cultural. Nessa perspectiva, compreendendo a educação como um processo social, este estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a educação formal no contexto de/na fronteira de Corumbá (Brasil), Puerto Suarez e Puerto Quijarro (Bolívia), com foco nos alunos de origem boliviana que estudam em escolas do lado brasileiro. Trata-se de um estudo teórico com referência empírica, respaldado em projetos de pesquisa e fundamentado na perspectiva da Psicologia histórico-cultural. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, e os resultados destacam a necessidade de políticas de educação voltadas para o trânsito entre diferenças e territórios identitários, assim como de discussões que passem pelo campo das políticas linguísticas e educacionais para a diversidade.

Palavras-chave : Psicologia histórico-cultural; Fronteira; Educação; Escola de fronteira; Desigualdade social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License