SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Fronteras, movilidades y desigualdades: una reflexión sobre la escuela de/ en la fronteraPsicología y desigualdad social en la educación superior: los trucos de las (re)producciones socio históricas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

MATTOS, Amana Rocha et al. Violência nas escolas em debate: reflexões docentes em um contexto ultraconservador. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 725-741. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p725-741.

Este trabalho discute estratégias e metodologias criadas e reinventadas por professores e professoras para trabalhar, em suas turmas, questões relacionadas a violência, desigualdades sociais e preconceito, pensando suas inserções no ambiente escolar. No atual contexto político, que tem fortalecido perspectivas ultraconservadoras e dificultado os debates sobre diversidades nas escolas, por meio da promoção do pânico moral na sociedade, os professores pesquisados sinalizam a necessidade de reflexão sobre esses temas em sala de aula, uma vez que estes já estão presentes nas relações escolares. A partir da realização de entrevistas com profissionais de um colégio da rede pública, buscamos compreender a reinvenção das estratégias docentes para o trabalho com tais temas, de maneira a promover debates entre estudantes em um contexto de crescente vigilância social e familiar sobre as práticas escolares.

Palabras clave : Escola; Violência; Gênero e sexualidade; Metodologias de ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License