SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Violência nas escolas em debate: reflexões docentes em um contexto ultraconservadorA problemática da pobreza nos acolhimentos realizados nos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes e os desafios para a atuação do psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

GOMES, Lucélia Maria Lima da Silva  e  OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de. Psicologia e a desigualdade social na educação superior: as artimanhas de (re)produções sócio-históricas. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 742-758. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p742-758.

A abordagem da permanência do estudante em situação de desigualdade social na educação superior associa-se às ações vinculadas aos programas para a redução dos índices de retenção e evasão. Essas ações se fundamentam no Programa Nacional de Assistência Estudantil e partem dos setores de assistência estudantil das instituições federais de ensino superior, que têm em sua composição profissionais da área de Psicologia. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com base nos pressupostos da Psicologia sócio-histórica, de caráter documental, sobre as ações desenvolvidas pela Psicologia nos contextos da assistência estudantil no Nordeste brasileiro. Para tanto, analisaram-se 23 documentos provenientes dos sites institucionais da assistência estudantil de nove instituições. Os resultados indicaram que a Psicologia na assistência estudantil é direcionada para uma atenção à saúde do estudante; prevalece uma concepção clínica da Psicologia escolar e educacional; ações inovadoras são coletivas e perspectivam o desempenho acadêmico e desenvolvimento psicossocial nos diversos âmbitos da vivência universitária.

Palavras-chave : Psicologia escolar; Desigualdade; Assistência estudantil; Atuação professional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License