SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Psicología y desigualdad social en la educación superior: los trucos de las (re)producciones socio históricasDesigualdad social y subjetividad revolucionaria: los desafíos del trabajo de la psicología en el CRAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Revista

versión impresa ISSN 1677-1168

Resumen

RAMOS, Renato  y  EUZEBIOS FILHO, Antônio. A problemática da pobreza nos acolhimentos realizados nos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes e os desafios para a atuação do psicólogo . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 759-773. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p759-773.

Este artigo analisa a relação da pobreza com os motivos de acolhimento de crianças e adolescentes registrados pelos Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA). Para isso, foram analisados dados apresentados por duas pesquisas: O direito à convivência familiar e comunitária: os abrigos para crianças e adolescentes no Brasil, publicado em 2004, e Levantamento nacional de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento institucional, publicado em 2013. A comparação dessas pesquisas mostra caminhos opostos: enquanto a primeira considera que a pobreza contribui para diversos motivos de acolhimento institucional, entre eles, a negligência familiar, na última, a pobreza não é significativamente considerada, principalmente nos casos de negligência e abandono. Assim, responsabiliza exclusivamente as famílias ao mesmo tempo em que atenua a função do Estado na produção da pobreza. Esse cenário traz desafios para o trabalho do psicólogo e reforça a importância de uma atuação implicada com aspectos sociais e políticos.

Palabras clave : Pobreza; Acolhimento; Crianças; Adolescentes; Psicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License