SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2The problem of poverty in the shelter assistance carried out at the institutional welfare services for children and adolescents and the challenges to the psychologist’s deedsReflections upon the conflict with the law in adolescence: excluding contexts, "invisible" families author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

COSTA, Ana Flávia de Sales  and  CALDEIRA, Michele de Castro. Desigualdade social e subjetividade revolucionária: os desafios do trabalho da psicologia no CRAS . Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 774-789. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p774-789.

Com a implantação do SUAS, a Assistência Social passou por importantes reformulações, as quais têm alterado não somente o padrão de funcionamento da política pública, mas também requerem novas formas de organização e trabalho, novos papéis e competências dos atores sociais nela envolvidos. Com isso, o profissional da Psicologia passa a ser requisitado para contribuir com seus conhecimentos e métodos de trabalho. Inserção que trouxe inquietações e desafios no exercício profissional para os psicólogos e psicólogas no campo da política de Assistência Social. Neste artigo, pretendemos refletir sobre a importância do trabalho da Psicologia no CRAS, tomando a subjetividade revolucionária como seu lócus específico de atuação no enfrentamento da desigualdade social. Para isso, buscamos os pressupostos teóricos da Psicologia sócio-histórica, por meio de conceitos como sofrimento éticopolítico e subjetividade revolucionária, elaborados por Bader Sawaia, que estuda o processo dialético exclusão-inclusão, inspirada nas teorias de Vigotski e Espinosa.

Keywords : Psicologia sócio-histórica; Desigualdade social; Subjetividade revolucionária; CRAS; Transformação social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License