SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Social inequality and revolutionary subjectivity: the challenges of psychology work at the CRASLow income families, social inequality and disputes involving children: guarantee or violation of rights? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Revista

Print version ISSN 1677-1168

Abstract

BRONDANI, Renata Petry  and  ARPINI, Dorian Mônica. Reflexões sobre a conflitiva com a lei na adolescência: contextos excludentes, famílias "invisíveis". Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 790-804. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p790-804.

Considerando os contextos de invisibilidade a que muitas famílias estão expostas, este estudo procurou problematizar algumas especificidades do público atendido por uma instituição de cumprimento da medida socioeducativa de internação no Estado do Rio Grande do Sul. Para atingir o objetivo de uma pesquisa qualitativa, foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas, sendo estas com cinco adolescentes e cinco respectivos familiares. Também foram acessados os prontuários dos adolescentes na instituição, complementando os dados por meio de uma fonte documental. A análise dos resultados obtidos enuncia semelhanças nas experiências das famílias como: residência na periferia; profissões que colocam em uma posição de baixa renda; famílias com número de filhos superior ao da taxa de fecundidade; baixa escolaridade; e maternidade na adolescência. Diante disso, compreende-se que tais famílias convivem com sofrimentos e vulnerabilidades, mas que, sobretudo, deve-se buscar superar os obstáculos mediante o fortalecimento dos laços que os unem.

Keywords : Famílias; Invisibilidade social; Exclusão social; Ato infracional; Medida socioeducativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License