SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Famílias de classes populares, desigualdade social e litígios que envolvem crianças: garantia ou violação de direitos?Sofrimento ético-político de indígenas sateré- maué e hixcariana que migram de suas aldeias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

RODRIGUES, Divino de Jesus da Silva  e  SILVA, Ana Paula Soares da. "Proteção e segurança para a população, mas não ao todo": sentidos e significados da polícia militar e suas atribuições para estudantes de psicologia. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 820-837. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p820-837.

A pesquisa objetivou apreender os sentidos e significados de estudantes universitários de Psicologia acerca da Polícia Militar e suas atribuições na sociedade. Alicerçou-se nos arcabouços teóricos da Psicologia sócio-histórica e no método do materialismo histórico dialético. A coleta foi realizada com dez universitários, entre 18 e 29 anos, do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, por meio de entrevista semiestruturada. A sistematização e a análise foram guiadas pela metodologia dos núcleos de significação. Os resultados apontam que os sentidos e significados que atribuem à Polícia Militar entrelaçam-se com as atividades que desempenham na sociedade. Assim, por um lado, apontam que a corporação tem como função trazer proteção e segurança para a população, mas, por outro, é significada como uma força autoritária, violenta, repressora e coercitiva, mantendo ações diferenciadas de acordo com os interesses do Estado e de classes sociais.

Palavras-chave : Violência policial; Psicologia sócio-histórica; Universitários de Psicologia; Sentidos e significados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License