SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2"Proteção e segurança para a população, mas não ao todo": sentidos e significados da polícia militar e suas atribuições para estudantes de psicologiaPráticas grupais com jovens promovendo bons encontros e saúde ético-política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

ALBUQUERQUE, Renan  e  . Sofrimento ético-político de indígenas sateré- maué e hixcariana que migram de suas aldeias. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.25, n.2, pp. 838-856. ISSN 1677-1168.  http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p838-856.

Este artigo teve como objetivo ponderar acerca de sofrimentos de grupos que se veem forçados a migrar para espaços urbanos na Amazônia, rompendo relações com a terra. Foram utilizadas categorias analíticas de dois grupos de pesquisa de universidades brasileiras e apresentados relatos de sofrimento psíquico de indígenas das etnias sateré-maué e hixcariana, ambas no Estado do Amazonas, após a migração para a cidade. A metodologia de coleta foi a etnografia, e a análise foi feita sob categorias da Psicologia sócio-histórica. Resultados sugerem que a desigualdade social vivida pelos povos indígenas atravessa os sofrimentos vividos na urbe, caracterizando-se por ser um sofrimento ético-político. A concepção de saúde e a categoria de comum se mostraram, neste artigo, como formas de potência para esses povos viverem em contexto urbano.

Palavras-chave : Sofrimento ético-político; Povos indígenas; Psicologia sócio-histórica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License